20Jun2016
15Jul2016

Nestas Férias de Verão, muitas são as atividades que nos vão levar a explorar e conhecer o Palácio Nacional da Ajuda!

Inscrevam os vossos filhos, netos ou sobrinhos nestas "aventuras" palacianas, para os dias inteiro, manhãs ou tardes.

Como nem todas são só para a criançada, os pais poderão também conhecer como viveram os nossos reis e príncipes.

E se tiverem pena por não estarem cá em Junho...não faz mal porque vamos repetir os ateliers na 1ª quinzena de Julho!

Inscrevam-se já!

PROGRAMA

  • Colares e condecorações – Atelier de criação de joias

Uma manhã recheada de pedras preciosas, ouros e veludos com inspiração na Família Real portuguesa! Com muita imaginação, inspiração e os materiais certos, diverte-te connosco e cria os mais lindos colares, gargantilhas, faixas e condecorações régias.

Dia: 20 de junho e 4 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • O álbum de aguarelas de D. Luís – Atelier de pintura e ilustração

Descobre e regista os mais bonitos cenários do Palácio da Ajuda, iguais ao álbum de aguarelas que D. Maria Pia mandou pintar para oferecer ao rei. Escolhe as salas de que mais gostas, molha os pinceis e põe mãos à obra para registares toda a beleza de um verdadeiro Palácio Real!

Dia: 20 de junho e 4 de julho

Horário: 14h – 17h30

 

  • Descobrir Belém! – peddy paper

A Belém dos Descobrimentos está mesmo abaixo do Palácio da Ajuda! Mas como era a zona de Belém ao tempo do Paço Real? Ou sabes quem mandou construir os Jerónimos? Ou em que ano a loja dos Pastéis de Belém abriu? Será que consegues descobrir o lendário rinoceronte na fachada da Torre de Belém?! Estas são algumas das perguntas que, quem explora Belém, pode fazer neste Peddy Paper. Não fiques em casa e vem explorar este bairro real!

Dia: 21 de junho e 5 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Há Música no Palácio! – Atelier de instrumentos musicais

Violino, violoncelo, piano, flauta, harpa, muitos eram os instrumentos tocados neste palácio, fosse pelos reis ou pelos próprios príncipes! Entra também nesta festa e faz o teu próprio instrumento musical, decora-o como quiseres e no final, quem sabe, não nasce a banda oficial do Palácio Nacional da Ajuda!

Dia: 21 de junho e 5 de julho

Horário: 14h – 17h30

 

  • Mãos à obra! – Atelier de barro

Segue as pisadas do Rei D. Luís e torna-te um famoso ceramista, criando as mais bonitas peças de cerâmica inspiradas na coleção do Palácio Nacional da Ajuda. Arregaça as mangas, prepara as ferramentas e deita mãos à obra para moldares a tua própria peça! Que tal um centro de mesa para a mãe? Ou um pesa-papéis para ofereceres ao pai? Deixa a imaginação trabalhar e no final certamente que ficarás orgulhoso da tua obra!

Dia: 22 de junho e 6 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Chef no Palácio – Atelier de pizza

Verde, branco e vermelho fazem a bandeira italiana, mas também fazem uma deliciosa iguaria que ficou famosa em 1889: a Pizza Margherita! Criada em homenagem à Rainha de Itália e às cores da bandeira, ficou famosa pela combinação de manjericão, queijo e tomate. Junta-te a nós numa homenagem moderna à rainha Margarida de Sabóia e vem criar as melhores pizzas do Palácio da Ajuda! E como o bom tempo convida a sair de casa, porque não levar as porcelanas para o jardim e fazer um piquenique de pizza?

Dia: 22 de junho e 6 de julho

Horário: 14h – 17h30

 

  • Em busca do Antigo Egipto! – Atelier de Arqueologia

Vem ser Arqueólogo por um dia e descobrir as mais bonitas maravilhas do Passado! Segue os passos dos reis e rainhas portugueses e explora as riquezas do Antigo Egipto, numa autêntica escavação arqueológica dentro do Palácio. Aprende as técnicas e todos os passos para fazeres uma importante descoberta, e aprende como o Passado pode ser lido como um livro, para nos ensinar a compreender o Presente.

Dia: 23 de junho e 7 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Do antigo se faz novo – Atelier de conservação e restauro

Como pegamos numa antiga moldura estragada e a pomos bonita outra vez? Que técnicas são utilizadas para restaurar os antigos papéis de parede e os tecidos? Num monumento tão antigo e importante como o Palácio da Ajuda, tratar das peças e das diferentes salas é um trabalho de grande importância, e nós vamos mostrar-te porquê!

Dia: 23 de junho e 7 de julho

Horário: 14h – 17h30

 

  • Decorador por um dia! – Atelier de decoração

Vamos decorar o Palácio! Com a ajuda de uma maquete podes escolher uma sala do palácio, decorar as paredes a teu gosto e enchê-la de bonitos móveis. Escolhe as cores, os tecidos ou as tintas, bonitos móveis e até pinturas para criares o teu espaço. Quem sabe se não tens novas ideias para redecorar o teu quarto lá de casa!

Dia: 24 de junho e 8 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Viagem no Tempo ao Palácio Nacional da Ajuda – Visita Caraterizada

Entrem, entrem! Venham visitar o Palácio da Ajuda, na melhor companhia de todas! Descobre o Palácio pela mão dos que cá vivem ou trabalham, seja um guarda real ou uma dama de companhia da rainha. Todos sabem os segredos que o Palácio esconde e estão ansiosos por vos contar! E se quiseres podes trazer os Pais*!

Dias: 24 de junho e 8 de julho

Horário: 14h – 17h30

*Os Pais podem juntar-se à visita e passar a tarde com os filhos. Preços: €2/adulto

 

  • Fantoches no Palácio! – Atelier de criação de fantoches

Uma coroa aqui, um bigode ali, cabeça, braços, e porque não umas pernas também? Entra no espírito artístico, mete mãos à obra e constrói o fantoche mais giro que conseguires! Podes vesti-lo de rei, príncipe ou princesa, guarda real ou visitante de um país longínquo – o que interessa é que no final vão ser todos colocados a trabalhar no teatrinho de fantoches do Palácio da Ajuda.

Dia: 27 de junho e 11 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Teatrinho de Fantoches*

Bem-vindos ao teatro de fantoches do Palácio da Ajuda onde todas as histórias cabem e onde toda a magia acontece! Põe os teus fantoches a trabalhar, cria a tua própria história e dá um espetáculo digno de um rei para todos os teus colegas. E não te esqueças, no final leva o teu “ator” para casa!

Dia: 27 de junho e 11 de julho

Horário: 14h – 17h30

*Utilização de peças feitas em sessões anteriores

 

  • À descoberta de um jardim real! – Visita ao Jardim Botânico

Sabias que os Príncipes tinham um jardim aqui no Palácio da Ajuda e que adoravam cuidar dele?! Que conheciam todas as flores, que passavam horas a observar os passarinhos e as borboletas e que chegavam a casa com muitas histórias para contar?! Vem também tu conhecer o Jardim Botânico da Ajuda e conhecer a Natureza como um verdadeiro Príncipe.

Dia: 28 de junho e 12 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Cores e flores! – Atelier de jardinagem

O Verão está a chegar e com ela o Sol quentinho, o verde dos campos e o colorido das flores! Vem preparar o teu jardim para esta nova estação! Decora o teu vaso, planta a tua flor, escreve o seu nome para não te esqueceres dela. No final só tens de a levar para casa, tratar bem dela e esperar com muito carinho que ela floresça. E assim começa o Verão!

Dia: 28 de junho e 12 de julho

Horário: 14h – 17h30

 

  • Onde estão as colheres da Rainha?! – Jogo de Pistas

Viram as colheres da Rainha? Tão bonitas que elas são, a própria Rainha as mandou fazer e agora alguém as escondeu! E agora como vamos comer todos os doces e deliciosas sobremesas durante os banquetes reais?! Ahhhh mas este é um grande Palácio e os talheres podem estar em qualquer lado! Vem desvendar este mistério e ser detetive por um dia e quem sabe não serás recompensado pelo bom trabalho!

Dia: 29 de junho e 13 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Os gelados da Rainha – Atelier de granizados

Se havia algo que a Rainha gostava bastante era das suas belas festas! Muitos convidados, belos vestidos, muita música e alguns mimos, como a “neve”! Sabem o que era? Venham descobrir como eram feitos os granizados, gelados de gelo, que a Rainha oferecia nas suas festas, numa época em que não havia congeladores, nem frigoríficos! Vamos refrescar a nossa tarde de verão!

Dia: 29 de junho e 13 de julho

Horário: 14h – 17h30

 

  • Os artesãos da Rainha – Atelier de artes manuais

Fotos da família e joias! Que mais pode uma Rainha querer?! O Palácio da Ajuda está repleto de fotografias e bonitas molduras para nos inspirar, e nos aposentos da rainha não faltam bonitas peças e caixinhas que um dia já guardaram muitos dos seus segredos! Passa uma manhã rodeado de brilhantes, tintas e fitas, enquanto usas a tua imaginação para criar a mais bonita peça de arte. Só falta decidir a quem vais oferecer a tua moldura ou caixinha de joias.

Dia: 30 de junho e 14 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Os Segredos do Palácio – Visita a espaços fechados ao público

Sabias que há muitas salas e corredores escondidos que os visitantes do Museu normalmente não veem? Grandes salões, pequenas passagens e grandes armários cheios de coisas bonitas são alguns “segredos” que este Palácio ainda tem para contar. E sabias que até há um elevador mandado construir pela Rainha? Junta-te a nós, traz os teus Pais e vem descobrir tudo o que ainda está escondido dentro deste grande Palácio.

Dia: 30 de junho e 14 de julho

Horário: 14h – 17h30

*Os Pais podem juntar-se à visita e passar a tarde com os filhos. Preços: €2/adulto

 

  • Sua Alteza joga?! – Atelier de construção de jogos e brinquedos

Sabiam que os Príncipes jogavam às cartas?! E que adoravam o jogo das palavras Scrable?! Sim, aquele que ainda hoje se joga! E que tinham brinquedos como tu e os teus amigos! Muitas eram as brincadeiras dos príncipes e tal como eles também tu podes ter o teu próprio baralho de cartas ou o teu barquinho. Vem brincar connosco e no final leva os teus jogos para casa!

Dia: 1 de julho e 15 de julho

Horário: 9h30 – 12h30

 

  • Chef no Palácio – Atelier de bolachinhas

Não há nada melhor do que o cheiro de bolachas acabadinhas de fazer! Pega numa taça, mistura ovos, farinha, açúcar… Que tal uma raspa de limão? Os ingredientes estão misturados, está na hora de pegar no rolo da massa e nas forminhas e recortar deliciosas estrelinhas, ovos, flores! Depois é só pôr a cozer e… PLIM! Estão prontas as bolachinhas que poderás oferecer a todos. Ou não…

Dia: 1 de julho e 15 de julho

Horário: 14h – 17h30

 

Condições

Valor por Atelier (manhã ou tarde): €8,5

Nº mínimo de participantes: 6 | Nº máximo de participantes: 15

Os valores já incluem IVA, seguros e os materiais a utilizar nas atividades

Idade mínima: 6 anos


[button link="http://timetravellers.pt/contactos/" color="default" size="medium" type="flat" shape="" target="_self" title="" gradient_colors="|" gradient_hover_colors="|" accent_color="" accent_hover_color="" bevel_color="" border_width="1px" icon="" icon_divider="yes" icon_position="left" modal="" animation_type="0" animation_direction="down" animation_speed="0.1" alignment="left" class="" id=""]Saber Mais & Reservar[/button]